Localização: São Paulo – SP

Área: 40m²

Foto: Kiko Masuda

Projetado e construído na década de 1990 pelo arquiteto Marcos Acayaba, o condomínio Residencial Butantã, localizado no topo do Morro do Querosene, zona oeste de São Paulo, apresenta-se com uma arquitetura, ainda nos dias de hoje, extremamente atual; resultado de um projeto que primou pelo uso correto de poucos materiais, como blocos de concreto estrutural, ardósia e madeira, todos deixados à mostra.

O projeto de renovação interna de uma das residências deveria adaptar a arquitetura ao uso que a família faz da casa, principalmente da área do térreo, englobando cozinha e sala de jantar, lugar de convívio do dia a dia, assim como de receber os amigos.

Com uma intervenção simples, apenas na parte central – lugar onde existiam as únicas paredes não estruturais da construção, optamos por transformar o Banheiro de Funcionários (subutilizado pelos moradores) em um Lavabo Social, aumentando a área de Convívio e Cozinha, e aproveitando melhor espaço da Despensa.

Para que não tivéssemos uma transição abrupta entre o material existente (madeira) e o novo piso da cozinha (ardósia), fizemos uma paginação que entrelaçasse os dois materiais, formando uma linha sutil de transição entre o Existente e o Novo. Os armários da marcenaria seguiram esta nova paginação, sendo revestidos em madeira onde o piso é de madeira, e coloridos onde o piso se transpõe para ardósia. Essa transição acompanha o piso desde a cozinha até o Lavabo, deixando uma de suas paredes revestidas com a mesma paginação da pedra do piso.

2pca-16-residencia-butanta-001-kiko-masuda

2pca-16-residencia-butanta-003-kiko-masuda

2pca-16-residencia-butanta-004-kiko-masuda

2pca-16-residencia-butanta-006-kiko-masuda

2pca-16-residencia-butanta-005-kiko-masuda

2pca-16-residencia-butanta-007-kiko-masuda

2pca-16-residencia-butanta-008-kiko-masuda

butanta-02-layout-demolicao

butanta-03-layout-atual

butanta-04-layout-pisos

______________________________________

Ficha Técnica

Cliente: Residência Butantã

Projeto Arquitetura: Marcos Acayaba

Execução Obra: Egg 43

Pedras: Estúdio Mármores

Piso Madeira: Lorenço Design

Iluminação: Reka

Móveis Planejados: Bontempo

Marcenaria: Rebi do Brasil